Voltar para home page
Bem-estar

Como se preparar para as festas de fim de ano durante a pandemia?

As reuniões de família no natal e ano novo devem se adaptar à nova realidade do coronavírus

As reuniões de família no natal e ano novo devem se adaptar à nova realidade do coronavírus

Já estamos caminhando para virada para 2021. Com isso, as festas de fim de ano estão cada vez mais próximas. No entanto, o mundo ainda enfrenta a pandemia do coronavírus: ao que tudo indica, as festas de fim de ano não poderão ser como estamos acostumados, já que as principais recomendações das autoridades de saúde é manter o distanciamento social e evitar aglomerações. Mas como se preparar para as confraternizações nessa nova realidade? É possível se reunir com a família tomando os cuidados necessários? Veja abaixo quais são as recomendações!

O que considerar na hora de organizar a reunião familiar no natal ou ano novo?

A primeira coisa que deve ser pensada ao organizar as festas de fim de ano é o número de pessoas. Pense em uma quantidade de convidados que seja possível manter o distanciamento, priorizando os familiares mais próximos, como pais, irmãos e sobrinhos. Quanto mais pessoas se juntarem na reunião familiar, maior o risco de contaminação. Por isso, tenha bom senso na hora de determinar o número de convidados.

É muito importante que o espaço da festa seja aberto, arejado e com renovação de ar. Pessoas do grupo de risco, como os idosos devem ter um cuidado especial - ou seja, devem ficar com máscara e mais afastados dos demais. Lembre-se que as crianças que já voltaram às aulas presenciais representam um risco maior de transmissão. Por mais que seja difícil, evite os contatos de toque. Beijos, abraços e apertos de mão devem ser evitados. Assim como o número de convidados, é recomendado que a duração da reunião seja reduzida.

Mesmo dentro de casa, não deixe de tomar os devidos cuidados

O fato de estar em casa ou com familiares pode trazer uma falsa sensação de segurança que pode fazer com que deixemos de tomar os devidos cuidados que a nova realidade exige. Não deixe usar máscara perto das pessoas que não convivem com você na mesma casa. A higienização correta das mãos deve ser estimulada, por isso, deixe álcool gel 70% disponível para os convidados. Peça que eles retirem os calçados antes de entrarem na casa e os direcione para que lavem as mãos com água e sabão. Além disso, separe copos e talheres para cada um.

Fique atento aos sinais da covid-19

É muito importante que não se menospreze os sintomas da Covid-19. Caso esteja com tosse, dor de garganta e dor de cabeça, recuse os convites e não compareça a nenhum evento. A mesma orientação serve para seus contatos diretos: não aceite a presença de pessoas que estejam com qualquer sinal da doença. Mesmo que a pessoa possua alguma alergia, não é possível saber se os sintomas são apenas de uma crise alérgica ou da infecção pelo coronavírus. Não arrisque! Febre, indisposição e mal-estar geral também podem ser indícios da doença. Nestes casos, fique em isolamento em casa e busque orientação médica.

Últimas novidades

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

Saúde

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

O termo “segunda onda” é utilizado quando novos surtos começam a ocorrer após uma queda na taxa de transmissão do vírus. No caso da Covid-19, os especialistas alertaram sobre a possibilidade, mesmo que houvesse um achatamento significativo na curva de infectados. Historicamente, das oito pandemias que já ocorreram no mundo desde 1700, pelo menos sete tiveram mais de uma onda em alguma parte do mundo.

6 hábitos saudáveis para incluir na rotina no próximo ano

Bem-estar

6 hábitos saudáveis para incluir na rotina no próximo ano

Com o fim do ano se aproximando, nada mais justo do que rever alguns hábitos e pensar nas mudanças que desejamos implementar na nossa rotina no ano que se inicia. Embora muitos já estejam cientes do que é saudável ou não, é importante ter um momento de reflexão com a saúde do corpo e da mente. O que podemos fazer para melhorar isso? Quais hábitos devem ser adotados ou aperfeiçoados no nosso cotidiano? O Cuidados Mil preparou uma pequena lista para te guiar nessa missão durante o próximo ano. Veja a seguir!

Ver mais