Voltar para home page
Bem-estar

Como se preparar para as festas de fim de ano durante a pandemia?

As reuniões de família no natal e ano novo devem se adaptar à nova realidade do coronavírus

As reuniões de família no natal e ano novo devem se adaptar à nova realidade do coronavírus

Já estamos caminhando para virada para 2021. Com isso, as festas de fim de ano estão cada vez mais próximas. No entanto, o mundo ainda enfrenta a pandemia do coronavírus: ao que tudo indica, as festas de fim de ano não poderão ser como estamos acostumados, já que as principais recomendações das autoridades de saúde é manter o distanciamento social e evitar aglomerações. Mas como se preparar para as confraternizações nessa nova realidade? É possível se reunir com a família tomando os cuidados necessários? Veja abaixo quais são as recomendações!

O que considerar na hora de organizar a reunião familiar no natal ou ano novo?

A primeira coisa que deve ser pensada ao organizar as festas de fim de ano é o número de pessoas. Pense em uma quantidade de convidados que seja possível manter o distanciamento, priorizando os familiares mais próximos, como pais, irmãos e sobrinhos. Quanto mais pessoas se juntarem na reunião familiar, maior o risco de contaminação. Por isso, tenha bom senso na hora de determinar o número de convidados.

É muito importante que o espaço da festa seja aberto, arejado e com renovação de ar. Pessoas do grupo de risco, como os idosos devem ter um cuidado especial - ou seja, devem ficar com máscara e mais afastados dos demais. Lembre-se que as crianças que já voltaram às aulas presenciais representam um risco maior de transmissão. Por mais que seja difícil, evite os contatos de toque. Beijos, abraços e apertos de mão devem ser evitados. Assim como o número de convidados, é recomendado que a duração da reunião seja reduzida.

Mesmo dentro de casa, não deixe de tomar os devidos cuidados

O fato de estar em casa ou com familiares pode trazer uma falsa sensação de segurança que pode fazer com que deixemos de tomar os devidos cuidados que a nova realidade exige. Não deixe usar máscara perto das pessoas que não convivem com você na mesma casa. A higienização correta das mãos deve ser estimulada, por isso, deixe álcool gel 70% disponível para os convidados. Peça que eles retirem os calçados antes de entrarem na casa e os direcione para que lavem as mãos com água e sabão. Além disso, separe copos e talheres para cada um.

Fique atento aos sinais da covid-19

É muito importante que não se menospreze os sintomas da Covid-19. Caso esteja com tosse, dor de garganta e dor de cabeça, recuse os convites e não compareça a nenhum evento. A mesma orientação serve para seus contatos diretos: não aceite a presença de pessoas que estejam com qualquer sinal da doença. Mesmo que a pessoa possua alguma alergia, não é possível saber se os sintomas são apenas de uma crise alérgica ou da infecção pelo coronavírus. Não arrisque! Febre, indisposição e mal-estar geral também podem ser indícios da doença. Nestes casos, fique em isolamento em casa e busque orientação médica.

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais