Voltar para home page
Alimentação saudável

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Saiba mais sobre alimentos ricos em fibras e melhore sua qualidade de vida!

Saiba mais sobre alimentos ricos em fibras e melhore sua qualidade de vida!

Para manter a saúde em dia, é essencial ter cuidado com a alimentação. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode prevenir diversas doenças e ajudar a tratar outras. As fibras, por exemplo, não são nutrientes, mas são elementos essenciais para o sistema digestivo e que melhoram a função intestinal, prevenindo diversas doenças. Por isso, é muito importante ter uma alimentação abundante nessa substância. Descubra aqui 10 alimentos ricos em fibras para incluir na sua dieta.

1) Aveia

A aveia e seus derivados são muito conhecidos por serem ricos em fibras. Além de favorecerem o trânsito intestinal, a aveia também atua como redutor do colesterol ruim na corrente sanguínea. O cereal pode ser consumido em vitaminas, mingaus e junto com frutas.

2) Linhaça

Sementes de linhaça são outras boas aliadas não só do intestino, mas do coração. A linhaça também é rica em ômega 3, 6 e 9, que fortalecem o cérebro e reduzem as inflamações. Consuma a linhaça sempre moída, em pães ou adicionando nas refeições.

3) Feijão

Alimento popular no cotidiano dos brasileiros, o feijão também é fonte de fibras. Além disso, ele é rico em ferro e previne doenças como a anemia.

4) Mamão

Essa fruta é muito famosa por seus efeitos laxativos. O mamão pode ser apreciado in natura e em vitaminas, e como é rico em vitamina A, também protege os olhos e combate o envelhecimento precoce da pele.

5) Alface

Leve e ótimo para saladas, o alface também é outro alimento rico em fibras, além de ter uma digestão fácil. Outro benefício da verdura são suas propriedades calmantes e relaxantes, além da sensação de saciedade que proporciona.

6) Ameixa

Junto com o mamão, a ameixa é outra fruta de efeitos poderosos no trânsito intestinal. Possui efeito laxante e também é rica em vitaminas A, C, K e do complexo B, possuindo diversos benefícios para a saúde, inclusive na prevenção de doenças.

7) Cenoura

A cenoura é um legume muito completo: além de betacaroteno, que dá um aspecto saudável e bronzeado à pele, também é rica em vitaminas, minerais e fibras, auxiliando no processo digestivo.

8) Milho

O milho também é um alimento fortemente presente na dieta diária dos brasileiros, mas o que muitos não sabem é que ele é rico em fibras. Ele melhora o funcionamento intestinal, reduz o colesterol e diminui as taxas de glicose no sangue.

9) Goiaba

A deliciosa fruta que vai muito bem em forma de suco também é riquíssima em fibras. Trata a diarreia, previne a anemia e também favorece a saúde da pele.

10) Agrião

Dentre as folhas ricas em fibra, o agrião é um vegetal rico em diversos nutrientes. Protege a visão, fortalece o sistema imunológico, faz bem para o sistema respiratório, previne a anemia e melhora o trânsito intestinal.

Últimas novidades

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

Saúde

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

A herpes labial é causada pelo vírus HSV (Herpes Simplex Virus) e se divide em dois tipos, o HSV-1, que geralmente fica alocado na cavidade bucal, e o HSV-2, que atinge os genitais. Ambos são extremamente contagiosos, mas o primeiro é o mais comum. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que 67% da população está infectada por ele.

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

Exercício físico

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

A quarentena fez muita gente aderir aos exercícios físicos caseiros - e isso é um bom sinal. Ficar em casa sem se movimentar pode gerar diversos problemas de saúde típicos do sedentarismo. As dores na coluna são um dos principais exemplos. No entanto, para que a atividade física renda os benefícios desejados, é preciso cuidado e respeito aos limites do corpo.

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Bem-estar

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Os meses de isolamento por causa da pandemia do coronavírus podem deixar algumas consequências na vida da população mesmo quando a rotina voltar ao normal. As pessoas tiveram que se adaptar a um novo modo de vida em meio à incertezas sobre a saúde. A volta à vida normal, mesmo quando os casos da doença diminuírem consideravelmente, pode ser difícil para algumas pessoas.

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Alimentação saudável

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Você consome feijão todos os dias? Apesar de ser um item muito consumido no Brasil, pouca gente sabe da importância não apenas do feijão, mas de todas as leguminosas, para a saúde do nosso corpo. Assim como os legumes, verduras, frutas e hortaliças, as leguminosas devem fazer parte das refeições diariamente. Ricas em fibras, proteínas, carboidratos, também são uma fonte poderosa de ferro.

Ver mais