Voltar para home page
Bem-estar

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Saiba mais sobre alimentos ricos em fibras e melhore sua qualidade de vida!

Saiba mais sobre alimentos ricos em fibras e melhore sua qualidade de vida!

Para manter a saúde em dia, é essencial ter cuidado com a alimentação. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode prevenir diversas doenças e ajudar a tratar outras. As fibras, por exemplo, não são nutrientes, mas são elementos essenciais para o sistema digestivo e que melhoram a função intestinal, prevenindo diversas doenças. Por isso, é muito importante ter uma alimentação abundante nessa substância. Descubra aqui 10 alimentos ricos em fibras para incluir na sua dieta.

1) Aveia

A aveia e seus derivados são muito conhecidos por serem ricos em fibras. Além de favorecerem o trânsito intestinal, a aveia também atua como redutor do colesterol ruim na corrente sanguínea. O cereal pode ser consumido em vitaminas, mingaus e junto com frutas.

2) Linhaça

Sementes de linhaça são outras boas aliadas não só do intestino, mas do coração. A linhaça também é rica em ômega 3, 6 e 9, que fortalecem o cérebro e reduzem as inflamações. Consuma a linhaça sempre moída, em pães ou adicionando nas refeições.

3) Feijão

Alimento popular no cotidiano dos brasileiros, o feijão também é fonte de fibras. Além disso, ele é rico em ferro e previne doenças como a anemia.

4) Mamão

Essa fruta é muito famosa por seus efeitos laxativos. O mamão pode ser apreciado in natura e em vitaminas, e como é rico em vitamina A, também protege os olhos e combate o envelhecimento precoce da pele.

5) Alface

Leve e ótimo para saladas, o alface também é outro alimento rico em fibras, além de ter uma digestão fácil. Outro benefício da verdura são suas propriedades calmantes e relaxantes, além da sensação de saciedade que proporciona.

6) Ameixa

Junto com o mamão, a ameixa é outra fruta de efeitos poderosos no trânsito intestinal. Possui efeito laxante e também é rica em vitaminas A, C, K e do complexo B, possuindo diversos benefícios para a saúde, inclusive na prevenção de doenças.

7) Cenoura

A cenoura é um legume muito completo: além de betacaroteno, que dá um aspecto saudável e bronzeado à pele, também é rica em vitaminas, minerais e fibras, auxiliando no processo digestivo.

8) Milho

O milho também é um alimento fortemente presente na dieta diária dos brasileiros, mas o que muitos não sabem é que ele é rico em fibras. Ele melhora o funcionamento intestinal, reduz o colesterol e diminui as taxas de glicose no sangue.

9) Goiaba

A deliciosa fruta que vai muito bem em forma de suco também é riquíssima em fibras. Trata a diarreia, previne a anemia e também favorece a saúde da pele.

10) Agrião

Dentre as folhas ricas em fibra, o agrião é um vegetal rico em diversos nutrientes. Protege a visão, fortalece o sistema imunológico, faz bem para o sistema respiratório, previne a anemia e melhora o trânsito intestinal.

Últimas novidades

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

Saúde

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

O câncer de pele é um dos mais frequentes no Brasil. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer representa 25% dos tumores malignos identificados no país, o que significa que cerca de 180 mil brasileiros são diagnosticados por ano com a doença. A principal causa desse tipo de câncer é o excesso de exposição solar, que resulta no crescimento descontrolado das células presentes na pele. O câncer de pele é discreto e normalmente se manifesta com pequenas pintas que crescem devagar, que às vezes nem parecem preocupantes. Por isso, é importante ficar atento a qualquer irregularidade na pele. Confira abaixo tudo sobre o câncer de pele!

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Saúde

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem de problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, todos os anos no mundo. Em casos de ataque cardíaco, receber os cuidados médicos necessários o quanto antes pode salvar muitas vidas. Por isso, é fundamental ser capaz de identificar um infarto e saber o que fazer de imediato. Veja algumas dicas abaixo!

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

Saúde

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

As pedras na vesícula são mais comuns do que se imagina e podem aparecer por diferentes razões. A principal função da vesícula é servir de recipiente para a bile, um líquido produzido no tecido hepático que auxilia na digestão dos alimentos e seus nutrientes. Mas o que acontece quando esse órgão é afetado por um desequilíbrio? A bile começa a empedrar - e é aí que surgem os cálculos biliares, popularmente conhecidos como pedras na vesícula. Entenda mais abaixo!

Como identificar uma emergência e quando recorrer ao hospital durante a pandemia?

Saúde

Como identificar uma emergência e quando recorrer ao hospital durante a pandemia?

O hábito de ir ao médico quando se sentir mal, antes recomendado, agora mudou completamente com a pandemia do novo coronavírus. Com o alto nível de contaminação por Covid-19, o ambiente hospitalar deixou de ser um local seguro e, muitas vezes, o medo de sair mais doente do que entrou é real. Mas nem sempre é possível evitar a ida a um hospital, então, como detectar uma emergência que não pode esperar. Confira algumas dicas!

Ver mais